Vilson Francisco, conhecido como Matheus, é um membro do povo Terena nascido na região pantaneira, na Terra Indígena Taunay-Ipegue, localizada no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Atualmente, reside na Aldeia Indígena Kariri-Xocó, no Setor Noroeste, em Brasília-DF. Como Diretor Presidente da Associação da Seleção Indígena de Futebol do Brasil e das Américas (SIFBA), Matheus é um dos fundadores e idealizadores do projeto de futebol-cultural indígena brasileiro, cujo objetivo é promover o esporte entre todas as etnias indígenas, além de integrá-lo à política social, cultural e econômica.

Matheus enxerga o esporte indígena como uma poderosa ferramenta de preservação da identidade étnica e da ancestralidade. Para ele, o futebol é uma maneira de integrar os povos indígenas no campo social e cultural, defendendo e valorizando suas raízes. Sob sua liderança, a SIFBA se tornou também uma bandeira de resistência, lutando pela preservação do clima, dos rios, das florestas, dos territórios indígenas e, em última instância, da biodiversidade brasileira.

Constituída oficialmente em 2018 e sediada no Distrito Federal, a SIFBA é a única organização reconhecida no país voltada ao desenvolvimento do esporte-cultural indígena. Sua diretoria é composta por indígenas de etnias diversas, refletindo o compromisso de unir e representar a diversidade dos povos originários. Sob a presidência de Vilson Francisco (Matheus), a SIFBA se consolida como protagonista no fortalecimento e valorização do desporto indígena brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento e para a visibilidade das culturas indígenas no cenário esportivo e social do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo