
A Seleção Indígena de Futebol do Brasil e das Américas (SIFBA), por meio de seu presidente Matheus Tereno’e e sua diretoria, vem a público se manifestar em razão das reportagens sobre a retirada de apoio da CBF ao evento “Taça dos Povos Indígenas”, organizado pela empresa Four X Entertainment em que a SIFBA é citada.
A SIFBA é instituição reconhecida e legitimada por órgãos oficiais como o Ministério dos Povos Indígenas e FUNAI para promover e desenvolver o futebol indígena em território nacional e internacional.
Desde sua criação, a SIFBA atua com o compromisso, responsabilidade e respeito aos povos originários, trabalhando para garantir que toda iniciativa envolvendo o futebol indígena seja conduzida com legitimidade, transparência e escuta ativa dos povos.
Partindo deste princípio, o projeto “Taça dos Povos Indígenas” contou com a colaboração da SIFBA, na interlocução entre a empresa Four X Entertainment e as comunidades e times de diversas etnias, para garantir a participação de todos no evento e para que a pauta pela valorização das práticas do desporto-cultural indígenas fosse garantida.
No início deste ano – 2025 – por divergências em alguns aspectos de direcionamento do projeto, e por priorizar seu calendário de ações que estão em andamento, como a participação da Seleção Indígena na Copa América que será realizada no Chile esse ano, a SIFBA se desvinculou do evento “Taça dos Povos Indígenas”, mantendo apenas a sua participação na competição com a equipe Xunaty. As tratativas entre a empresa Four X Entertainment e a Confederação Brasileira de Futebol – CBF, ocorrem de forma independente sem qualquer influência ou participação da SIFBA.
Reiteramos nosso compromisso na pauta pela valorização das práticas do desporto-cultural indígenas como instrumentos de fortalecimento cultural, identidade e pelo protagonismo dos povos originários no cenário nacional e internacional.