O esporte é utilizado como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humano, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e, principalmente sendo um importante instrumento para capacitar crianças e adolescentes indígenas a interagirem construtivamente na sociedade e na carreira profissional do futebol.
Assim a SIFBA, tem o dever moral e ético de exercer a responsabilidade social, principalmente no que tange à democratização do acesso ao esporte e ao lazer para as crianças e adolescentes das comunidades indígenas de Brasília/DF. Tais conceitos estão presentes no Art. 227 da Constituição Federal, no Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, e na Carta dos Direitos da Criança no Esporte.
O projeto pretende criar a escola de futebol “XUNATY - FORMANDO ATLETAS INDÍGENAS PARA O FUTURO”, fomentando e trabalhando o esporte entre as crianças e adolescentes nas comunidades indígenas, proporcionando melhorias na qualidade de vida e saúde, inclusão social e carreira profissional.
PRINCIPAIS OBJETIVOS:
Utilizar o esporte como mecanismo maior para desenvolvimento pisco-físico-social das crianças e adolescente indígenas, de maneira saudável, orientado com acompanhamento técnico;
Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária;